Propostas sobre direitos humanos

AMBULATÓRIO TRANS

No primeiro ano como vereador, Roberto Robaina apresentou uma indicação ao Executivo que colocaria Porto Alegre no mapa do respeito à diversidade: a criação de um ambulatório exclusivo para o atendimento da população LGBTQI+.

Entenda clicando aqui o Passo a passo do Ambulatório Trans

Numa sociedade preconceituosa e LGBTfóbica, a conquista deste espaço, inaugurado em agosto de 2019 junto ao Posto Modelo, qualifica e amplia o acesso dessas pessoas à Atenção Básica, respeitando a identidade de cada um. Mas não bastaria criá-lo. Era preciso garantir recursos para que se mantivesse com atendimento 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS). 

Robaina apresentou, no final de 2018, emenda de R$ 100 mil para destinação aos tratamentos aplicados no espaço. Somente no primeiro mês, o Ambulatório Trans fez 65 atendimentos. Entre as principais demandas estão tratamentos de hormonização, atendimentos psicoterapêuticos e consultas, além de acolhimento e rodas de conversas. Atualmente, estima-se que a população trans de Porto Alegre esteja em 7 mil pessoas. 

[LEIA MAIS]

[+] Ambulatório Trans abre as portas para atendimento

[+] Porto Alegre terá ambulatório trans

[+] Porto Alegre terá ambulatório trans