Saiba por que Roberto Robaina é o melhor voto da esquerda:

Roberto Robaina 50000 foi o principal articulador das lutas contra Marchezan e combateu o fascismo com ações práticas na Câmara e nas ruas.

• Eleito vereador em 2016, Robaina se destacou como principal líder da oposição ao governo Marchezan, sendo responsável por articulações legislativas que derrotaram projetos antipovo e o autoritarismo do prefeito. Roberto Robaina ainda propôs, aprovou e presidiu a CPI que apontou ilegalidades no governo da capital, demonstrando que havia irregularidades na criação do Banco de Talentos e nas relações de Marchezan com o empresário Michel Costa. A partir de provas e documentos, o relatório final da CPI pediu o indiciamento do prefeito por crimes como corrupção passiva, improbidade e crime de responsabilidade.

• Roberto Robaina foi o único vereador presente, desde o início, nos atos antifascistas em Porto Alegre, combatendo a extrema direita, que se em frente ao quartel general do Exército para pedir a volta da ditadura. Nas ruas e no parlamento, ajudou a organizar a luta contra o fascismo e as ideias reacionárias de Bolsonaro e seus seguidores. Não à toa, é o único candidato a receber o apoio do jornalista Glenn Greenwald, um dos principais jornalistas do mundo. Fundador do The Intercept Brasil, onde atuou como editor-chefe, ficou internacionalmente conhecido após expor o esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos através das revelações de Edward Snowden. Antifascismo não é só discurso, é prática.

• Robaina é historiador, com mestrado e doutorado em Filosofia e pai do Fernando, filho que teve com Luciana Genro. É fundador e dirigente nacional do PSOL, sendo o articulador político de todos os mandatos de Luciana Genro, desde 1994, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do RS.

• Em 2012, teve a responsabilidade de representar o PSOL na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre. Naquele ano, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal. Eleito vereador em 2016, Robaina fez um mandato com forte atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores, dos servidores e do serviço público. Foi porta-voz de demandas dos moradores dos bairros populares, da comunidade LGBT e da juventude.

Confira as lutas de #RobertoRobaina50000:

— SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE E DEFESA DO IMESF

Roberto Robaina também aplaudiu os trabalhadores da saúde, mas não fez só isso. Robaina é autor do Projeto de Lei 065/2020 (em tramitação), que cria abono salarial aos servidores municipais da saúde durante a pandemia. Também articulou a luta contra a extinção do IMESF, em plena pandemia, e em defesa de seus trabalhadores. Foi autor do projeto que torna o IMESF uma empresa municipal para assegurar o acesso à saúde para a população. Também preside a Frente Parlamentar em Defesa do HPS, que luta contra a privatização do maior pronto-socorro do Rio Grande do Sul.

Em plena pandemia, servidores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital de Clínicas de POA enfrentaram a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). O governo federal ainda anunciou a intenção de privatizar o GHC. Robaina foi o único vereador a apoiar os protestos do GHC e, com Fernanda Melchionna, contestou as privatizações junto ao Ministério Público Federal. Robaina denunciou à Procuradoria dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social e ao Ministério Público de Contas irregularidades na terceirização dos serviços em unidades do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Seu mandato na Câmara está ao lado dos trabalhadores da saúde, contra as terceirizações e em defesa do SUS.

Vote em quem luta por saúde para a população e respeita os trabalhadores. Vote #RobertoRobaina50000

— DIREITOS HUMANOS E DEFESA DA POPULAÇÃO LGBT

A luta em defesa dos direitos humanos é um compromisso que Roberto Robaina carrega ao longo da vida. Foi a atuação parlamentar de Robaina que tornou possível o primeiro Ambulatório Trans de Porto Alegre. No seu primeiro ano como vereador, fez uma indicação para que a prefeitura construísse o Ambulatório Trans e aprovou R$ 300 mil em emendas para a execução do projeto. Com Luciana Genro, ajudou a organizar a primeira parada LGBT da Restinga, a LGBTinga. Também apresentou projeto para instituir uma Política Municipal de Pessoas Desaparecidas.

Robaina articulou com as lideranças comunitárias, como presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e habitação (Cuthab), para que o direito à moradia fosse respeitado, apoiando e direcionando ações dos próprios moradores para que saíssem vitoriosos em suas lutas contra reintegrações de posse autoritárias e ataques à dignidade de suas famílias. Muitas das reivindicações passam pelo acesso a serviços básicos, como saneamento, água potável e energia elétrica. Ocupação Babilônia, Vila Mato Sampaio, Ocupações Rincão dos Coqueiros, Nova Mariante, Vitória, Vida Nova, Marielle, Continental, Novo Horizonte, Vila Nazaré. Por intermédio do mandato do vereador Roberto Robaina, todas essas, entre outras comunidades, tiveram espaço para serem ouvidas na Câmara Municipal.

Vote em quem defende os direitos humanos. Vote #RobertoRobaina50000

— EDUCAÇÃO POPULAR

Roberto Robaina é um dos fundadores da Casa Emancipa Restinga e da Casa Emancipa Santa Rosa de Lima, centros comunitários em dois dos bairros mais empobrecidos de Porto Alegre. Os espaços oferecem cursinho popular pré-universitário, aulas de capoeira e oficinas culturais para a juventude. No Emancipa Santa Rosa de Lima também é realizado trabalho voluntário de auxílio aos imigrantes que vivem na região.

Vote em quem valoriza a educação. Vote #RobertoRobaina50000

— TRANSPORTE

Como presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), Robaina luta pela aprovação da Taxa de Mobilidade Urbana, cobrada das megaempresas, que permitiria redução do preço da passagem sem demissões entre os rodoviários. Ao lado desses trabalhadores, Robaina articulou uma vitória histórica da categoria contra o projeto de Marchezan que acabava com os cobradores.

Vote em quem defende o transporte público de qualidade. Vote #RobertoRobaina50000

— MEIO AMBIENTE E CIDADE SUSTENTÁVEL

Roberto Robaina está na luta contra o projeto da Mina Guaíba, empreendimento de megamineração na Região Metropolitana com impacto ambiental direto na qualidade do ar e da água que bebemos em Porto Alegre. O projeto está parado, em função de uma liminar judicial. A intenção era aprovar sem sequer haver debate na sociedade, então Robaina protocolou na Fepam um pedido de audiência pública na Capital para que haja discussão. Enquanto o mundo inteiro discute a superação das energias poluentes, aqui implementam uma mina de carvão com área total de 4,5 mil hectares. Nada menos que 6 mil campos de futebol. A pressão aplicada nas empresas envolvidas conseguiu travar o projeto.

Robaina também aprovou emenda parlamentar para a instalação de Estação de Reparo de Bicicletas na Redenção e no 1º e 2º Trecho da Orla do Guaíba. A ideia é implementar calibradores de pneus eletrônicos e ferramentas diversas para facilitar a manutenção das bicicletas. O estímulo a um transporte mais sustentável passa também por torná-lo acessível e prático. Roberto Robaina também protocolou na Câmara uma Indicação (IND 005/19) para que a prefeitura faça o plantio de mais árvores na orla.

Vote em quem tem compromisso com o planeta. Vote #RobertoRobaina50000

— PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Roberto Robaina apresentou, em 2018, o Projeto de Lei 167/2018 com o objetivo de ampliar a proteção de animais de rua ou abandonados, determinando a concessão de desconto ou a isenção de tributos, como IPTU, para os porto-alegrenses que contribuírem em ações de adoção, esterilização ou cuidados com os animais. Também aprovou emenda para obras de manutenção e instalação de lixeiras, bancos, bebedouros e brinquedos nos cachorródromos da Redenção, Praça Brigadeiro Sampaio e do Largo dos Açorianos.

Vote em quem defende os animais. Vote #RobertoRobaina50000

— MOTORISTAS DE APP

Roberto Robaina apresentou o PLL 010/19, projeto que institui que as empresas de aplicativos realizem cadastro com foto dos usuários e uma senha de acesso para quem usar o serviço pagando em dinheiro. Isso garante mais segurança aos motoristas de App.

Vote em quem defende os trabalhadores de aplicativos. Vote #RobertoRobaina50000

Apoie a candidatura de Roberto Robaina vereador!

Seu nome não será divulgado sem autorização prévia.

Preenchendo o formulário você aceita receber mensagens de Roberto Robaina. Veja nossa política de privacidade. Este site é protegido pelo reCAPTCHA e, por isso, a política de privacidade e os termos de serviço do Google também se aplicam.

Obrigado! Formulário enviado com sucesso!

Quem é Roberto Robaina?

Roberto Robaina tem 53 anos e atualmente é vereador de Porto Alegre. Formado em História, com mestrado e doutorado em Filosofia, é fundador e membro da Direção Nacional do PSOL.

Começou na militância socialista ainda na adolescência, no Movimento Estudantil do Julinho, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Em 1984, ainda na ditadura militar, liderou entre os estudantes as mobilizações pelas Diretas Já.

Foi diretor do Sindicato dos Bancários no início dos anos 1990. Foi dirigente do PT até Luciana Genro ser expulsa do partido em 2003. Junto com ela, participou da fundação do PSOL, em 2004.

Representou o PSOL como candidato a Governador em 2006 e em 2014. Em 2010 atingiu 31 mil votos para Deputado Estadual. Em 2012, teve a responsabilidade de representar o PSOL na disputa da Prefeitura de Porto Alegre. Naquele ano, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em 2016, elegeu-se vereador da Capital com 8.354 votos, estando entre os 10 parlamentares mais votados do Legislativo. Em seu primeiro mandato na Câmara, destaca-se pela atuação em defesa dos trabalhadores, dos motoristas de aplicativo, contra a privatização do HPS e na fiscalização do Executivo. Em 2019 foi líder da Bancada de Oposição (PSOL/PT) ao governo Marchezan (PSDB) no Legislativo Municipal. Agora é candidato a reeleição. #RobertoRobaina50000