Transparência no couvert artístico agora é lei em Porto Alegre
Vereador Roberto Robaina, autor do projeto, busca implementação junto aos setores da cultura e de bares e casas noturnas Agora é lei em Porto Alegre: os estabelecimentos que cobrarem couvert artístico terão de divulgar o percentual desta cobrança que vai para o bolso do artista. A medida, de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL), também […]
2 set 2024, 16:19 Tempo de leitura: 1 minuto, 1 segundoVereador Roberto Robaina, autor do projeto, busca implementação junto aos setores da cultura e de bares e casas noturnas
Agora é lei em Porto Alegre: os estabelecimentos que cobrarem couvert artístico terão de divulgar o percentual desta cobrança que vai para o bolso do artista. A medida, de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL), também prevê a criação do selo Bar que Respeita o Músico dedicado aos locais que comprovadamente repassam todo o valor do couvert para a atração musical.
- Essa é uma maneira de estimular o repasse do couvert para os artistas, já que o Município não pode definir o valor dessa cobrança. E também valoriza os lugares que têm como prática repassar 100% do couvert para o artista – ressalta Robaina.
Na semana passada, o vereador se reuniu com a secretária municipal da Cultura, Liliana Duarte, para organizar a criação do selo de forma rápida e sem burocracia.
Na próxima segunda-feira (2/9), Robaina também debaterá o tema com representantes de estabelecimentos comerciais impactados pela lei. A iniciativa do parlamentar foi organizada em colaboração coqma Associação de Músicos da Cidade de Porto Alegre (Assom).