Propostas para o meio ambiente, animais e bikes

Nosso mandato trabalha para qualificar o espaço público e democratizá-lo de verdade, com respeito à diversidade e à natureza. Vale lembrar que na Assembleia Legislativa, a deputada Luciana Genro aprovou projeto que proíbe uso de fogos de artifício com ruído, um transtorno para pessoas com autismo e animais, por exemplo. E isso vale para as comemorações na Orla.

Uma CAMINHADA na ORLA com Luciana Genro para reafirmar nosso compromisso com este cartão-postal, com o MeioAmbiente e com os Animais

Mais Árvores na Orla

Quando se iniciaram as obras para a revitalização da Orla do Guaíba, em 2013, muitas árvores foram derrubadas. Somos partidários de desenvolvimento sustentável e isso requer medidas práticas. Em 2018, o projeto de revitalização foi concluído e a Orla foi entregue para a população, que tem usufruído diariamente do espaço sem muita sombra para se abrigar do sol forte. Por isso, Roberto Robaina protocolou na Câmara uma Indicação (IND 005/19) para que a prefeitura viabilize o plantio de mais árvores na Orla do Guaíba. Essa indicação foi aprovada ainda no ano passado e desde então estamos solicitando ao prefeito que torne esse projeto uma realidade. Nossa Orla pode e deve ficar mais bonita e agradável.

MINA de CARVÃO

Roberto Robaina protocolou na Fepam um pedido de audiência pública na Capital para discutir a Mina Guaíba, empreendimento de mineração previsto para Eldorado do Sul. Queriam evitar o debate sobre o projeto em Porto Alegre, que será diretamente afetada pelos os impactos desse empreendimento. Enquanto o mundo inteiro discute a superação das energias poluentes, aqui implementam uma mina de carvão com área total de 4,5 mil hectares. Nada menos que 6 mil campos de futebol. 

REPARO de BIKES

Roberto Robaina aprovou emenda parlamentar para a instalação de Estação de Reparo de Bicicletas no Parque Farroupilha e no 1º e 2º Trecho da Orla do Guaíba. A ideia é implementar calibradores de pneus eletrônicos e ferramentas diversas para facilitar a manutenção das bikes nestes espaços públicos. O estímulo a um transporte mais sustentável passa também por torná-lo acessível e prático ao cotidiano das cidades.

PROTEÇÃO aos ANIMAIS de RUA

Roberto Robaina apresentou, em 2018, o Projeto de Lei 167/2018 com o objetivo de ampliar a proteção de animais de rua ou abandonados, determinando a concessão de desconto ou a isenção de tributos, como IPTU, para os porto-alegrenses que contribuírem em ações de adoção, esterilização ou cuidados com os animais. A ideia é estimular a adoção e proteção, mas também é uma forma de pressionar os governos a dar atenção ao problema. 

CACHORRÓDROMO

Roberto Robaina aprovou emenda para executar obras de manutenção e instalação de lixeiras, bancos, bebedouros e brinquedos nos cachorródromos do Parque Farroupilha, Praça Brigadeiro Sampaio e Largo dos Açorianos. Afinal, quase 45% dos 65 milhões de domicílios do Brasil tem ao menos um cachorro e o lazer desses animais também faz parte da dinâmica de convivência nos espaços públicos. Em razão disso é preciso qualificar os cachorródromos, permitindo um espaço adequado ao lazer dos pets, com segurança tanto para os bichos de estimação quanto para as pessoas que circulam nessas áreas e nas proximidades.

Queremos seguir trabalhando para construir uma Porto Alegre que respeite o meio ambiente e qualifique os espaços públicos de forma sustentável. Para isso, precisamos do teu voto. Dia 15 de novembro é Roberto Robaina 50000.