Motoristas de aplicativos se mobilizam para aprovar PLL 010/19

Os motoristas de aplicativos estão sofrendo com o aumento da violência envolvendo esses trabalhadores. Desde o começo deste ano, foram cinco assassinatos, sendo quatro cometidos por bandidos que utilizaram o serviço como passageiros. Com isso, representantes do Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do RS (Simptrapli-RS) e de outras associações estiveram no gabinete […]

3 maio 2022, 13:56 Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundos
Motoristas de aplicativos se mobilizam  para aprovar PLL 010/19
Carina e Ricardo estiveram no gabinete expondo a preocupação da categoria com a falta de segurança

Os motoristas de aplicativos estão sofrendo com o aumento da violência envolvendo esses trabalhadores. Desde o começo deste ano, foram cinco assassinatos, sendo quatro cometidos por bandidos que utilizaram o serviço como passageiros. Com isso, representantes do Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do RS (Simptrapli-RS) e de outras associações estiveram no gabinete do vereador Roberto Robaina para retomar a luta pela aprovação do projeto apresentado pelo parlamentar ainda em 2019.

Pela proposta, as empresas de aplicativos têm de reforçar a segurança, exigindo foto dos usuários e um cadastro mais rigoroso. O projeto já está na ordem do dia para votação na Câmara Municipal e esperamos uma resposta positiva dos vereadores, afinal, falamos de riscos à vida desses trabalhadores.

O projeto propõe medidas simples, mas que podem fazer a diferença na segurança do dia a dia dos motoristas. A mobilização deve avançar nos próximos dias. Em acordo com a Carina Trindade e o Ricardo Schutz, que tomaram a iniciativa de vir conversar conosco para expor essa demanda urgente desses trabalhadores, iniciamos a mobilização.

– Esse PL é muito importante para a segurança dos motoristas, porque o cadastro hoje é muito inseguro e as empresas não garantem nada, nem ressarcimento do motorista em caso de assaltos. É muito comum os bandidos cadastrarem um nome de mulher, até de criança. Quando tu chegas lá, são dois homens armados. Isso acontece muito nas situações de assaltos. Então, o cadastro proposto pelo Robaina traz mais segurança ao motorista – diz Carina.

Agora é uma questão de pressão organizada dos motoristas. No que depender de nós, vamos trabalhar para aprovar o mais rápido possível o PLL 010/19.