De autoria do vereador Roberto Robaina, lei prevê selo para bares que repassarem 100% do couvert aos artistas
/Lançamento da medida ocorreu no Bar do Alexandre, com a presença de autoridades, músicos e donos de bares de Porto Alegre Reduto conhecido da música em Porto Alegre, o Bar do Alexandre, no bairro Menino Deus, foi palco do lançamento oficial do selo Bar Que Respeita o Músico na noite de terça-feira (25/3). A iniciativa […]
1 abr 2025, 11:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 48 segundos
/Lançamento da medida ocorreu no Bar do Alexandre, com a presença de autoridades, músicos e donos de bares de Porto Alegre
Reduto conhecido da música em Porto Alegre, o Bar do Alexandre, no bairro Menino Deus, foi palco do lançamento oficial do selo Bar Que Respeita o Músico na noite de terça-feira (25/3). A iniciativa é parte da lei 14.015/24 de autoria do vereador Roberto Robaina (PSOL) em parceria com a Associação dos Músicos da Cidade de Porto Alegre (Assompoa).
O selo demarca os espaços em que 100% dessa cobrança são repassados aos artistas. Além disso, a lei também determina que bares e restaurantes da cidade informem a destinação dos valores cobrados como couvert artístico.
– É uma forma de dar transparência a essa cobrança e, no caso do selo, um estímulo para que o público dê preferência aos lugares que valorizam os artistas e repassam o couvert integralmente a eles. O músico é um trabalhador como qualquer outro, faz da arte o seu ganha-pão e precisa ser valorizado – disse Robaina, que escolheu o Bar do Alexandre como marco da lei porque o espaço já tem como prática destinar todo o couvert aos artistas.
O evento de lançamento contou com a presença da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, de representantes do sindicato dos músicos, donos de bares e da direção da Assompoa.
– É um momento importante para que a gente faça esse movimento de valorização dos músicos enquanto trabalhadores. É um primeiro passo também para que o público saiba para onde está indo o dinheiro dele quando paga um couvert – avalia a presidente da Assompoa, Lila Borges.
Deputadas querem ampliar proposta para o RS e o Brasil
A deputada estadual Luciana Genro, que esteve presente no lançamento oficial do selo Bar Que Respeita o Músico, já está em tratativas com a Assompoa para tornar a proposta um projeto de lei estadual. No Congresso, a deputada federal Fernanda Melchionna também se articula para tornar a proposta uma lei federal.




