Ato público marca mobilização popular pelo Projetode Lei TARIFA ZERO, do vereador Roberto Robaina

/Evento ocorre no próximo sábado (13/4) na sede do Simpa e pretende esclarecer dúvidas da população quanto à proposta No próximo sábado (13/4), o mandato do vereador Roberto Robaina (PSOL) promoverá um ato público em defesa do Projeto de Lei Tarifa Zero, proposta que o parlamentar apresentou à Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento […]

8 abr 2024, 16:33 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
Ato público marca mobilização popular pelo Projetode Lei TARIFA ZERO, do vereador Roberto Robaina

/Evento ocorre no próximo sábado (13/4) na sede do Simpa e pretende esclarecer dúvidas da população quanto à proposta

No próximo sábado (13/4), o mandato do vereador Roberto Robaina (PSOL) promoverá um ato público em defesa do Projeto de Lei Tarifa Zero, proposta que o parlamentar apresentou à Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Municipários (Simpa) e será uma oportunidade para esclarecer dúvida e reforçar o apoio popular ao projeto.

O transporte tem sido um dos temas mais debatidos nas grandes cidades, não só pelo custo alto para os usuários, mas também por conta da péssima qualidade oferecida. Pela proposta do vereador, mudaria-se a forma de financiamento do sistema na Capital, criando a Taxa de Mobilidade Urbana (TMU), que seria paga por empresas de acordo com o número de funcionários, substituindo, em boa parte dos casos, o pagamento do atual vale-transporte. Estabelecimentos pequenos, de até 10 funcionários, teriam desconto de 50% nessa taxa.

– A taxa garantiria o pagamento dos custos do sistema, o que atualmente é bancado pela passagem e também por milhões que a prefeitura repassa para garantir o lucro das empresas. Não é mágica, é reformular o financiamento para que todos paguem e todos possam usar. A população não consegue mais pagar uma tarifa tão alta – diz Robaina.

No ato, serão apresentadas as justificativas do projeto e os cálculos que embasam a aplicação da Tarifa Zero nos ônibus urbanos de Porto Alegre. Atualmente, cerca de 100 cidade brasileiras já contam com Tarifa Zero no transporte em modelos totais ou parciais.

SERVIÇO:
Ato Púbico em Defesa do Projeto de Lei TARIFA ZERO

Quando: sábado (13/abril), às 16h
Onde: Simpa (Rua João Alfredo, 61 – Cidade Baixa)
Evento aberto ao público