Câmara aprova projeto que amplia proteção à fauna contra acidentes na rede elétrica
Proposta assinada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) foi motivada pelos frequentes casos de bugios eletrocutados A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que exige das empresas de energia elétrica medidas para evitar acidentes na rede envolvendo animais silvestres. A proposta foi apresentada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) depois de denúncias de […]
7 abr 2025, 16:47 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Proposta assinada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) foi motivada pelos frequentes casos de bugios eletrocutados
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que exige das empresas de energia elétrica medidas para evitar acidentes na rede envolvendo animais silvestres. A proposta foi apresentada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) depois de denúncias de inúmeros casos de bugios vítimas de choques elétricos.
O projeto estabelece que as empresas reforcem a proteção da rede em áreas próximas a reservas e matas urbanas e façam estruturas que evitem descargas elétricas em caso de contato dos animais com a fiação.
Os animais já vivem praticamente confinados no pouco de mata que restou. Então pelo menos que tenhamos cuidado para não criar mais armadilhas que comprometam a existência dessas espécies, tão importantes para o equilíbrio ambiental – disse Robaina.
De acordo com a UFRGS, somente em 2024, a letalidade nos casos de choque elétrico em animais silvestres chegou a 75%. Em 2025, já foram registradas nove mortes e três ferimentos graves. O projeto contou com o voto favorável de 24 dos 35 vereadores e vereadoras, que reconheceram que uma lei desse tipo amplia a proteção da fauna, especialmente do bugio-ruivo, espécie ameaçada de extinção e uma das principais vítimas de acidente na rede elétrica. A proposta agora será encaminhada para sanção do prefeito Sebastião Melo.
Bugio-ruivo em contato com a rede elétrica na Zona Sul de Porto Alegre. Foto: Mariano Pairet