Ato na praça Brigadeiro Sampaio marca campanha do PSOL e do PCB no sábado
No primeiro final de semana da campanha eleitoral a coligação Independência e Luta para Mudar o Rio Grande (PSOL/PCB) reuniu militantes e apoiadores na Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, para um ato de mobilização. O encontro ocorreu na tarde de sábado, dia 18, e contou com a presença do candidato ao governo gaúcho Roberto […]
18 ago 2018, 20:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 10 segundosNo primeiro final de semana da campanha eleitoral a coligação Independência e Luta para Mudar o Rio Grande (PSOL/PCB) reuniu militantes e apoiadores na Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, para um ato de mobilização. O encontro ocorreu na tarde de sábado, dia 18, e contou com a presença do candidato ao governo gaúcho Roberto Robaina, da vice Professora Camila Goulart, dos candidatos à Assembleia Legislativa Luciana Genro e Pedro Ruas, além de Fernanda Melchionna, que disputa uma vaga na Câmara dos Deputados.
Roberto Robaina disse que seguirá denunciando este sistema antipopular e conclamando o povo a se mobilizar por uma alternativa:
– Nesta campanha vamos falar a verdade. Temos uma democracia falsa, dominada por grandes grupos empresariais, e um Estado que está a serviço dos mais ricos. Vamos chamar o povo a não confiar naqueles que sempre governaram e a votar 50 para mudar de verdade.
Enquanto as figuras públicas do PSOL e do PCB se revezavam nos discursos, a população de Porto Alegre transitava em peso pelo local, dirigindo-se à orla do Guaíba. Luciana Genro destacou a necessidade de dialogar com o sentimento de desilusão que a população sente em relação à política:
– É difícil enfrentar o ceticismo do povo e a descrença. As pessoas têm razão em estar com nojo da política. Mas temos o desafio de mostrar que nem todos são iguais. E que existe gente que não se rendeu e não se vendeu, que está segurando firme as bandeiras que outros deixaram pelo caminho.
Para o deputado Pedro Ruas, esta largada inicial da campanha deve exigir muita capacidade de mobilização da militância:
– É um momento muito importante. Tem um ditado antigo que diz: o presente é de luta e o futuro é nosso!
Disputando uma vaga na Câmara dos Deputados, Fernanda Melchionna defendeu a taxação das grandes fortunas e mudanças estruturais na economia em sua fala:
– A vida do povo está cada vez pior. A população trabalhadora e assalariada paga muitos impostos, mas até hoje não foram taxadas as grandes fortunas e os lucros dos empresários.
Neste domingo, dia 19, os candidatos e a militância do PSOL e do PCB estarão no Brique da Redenção, a partir das 11h, dialogando com a população de Porto Alegre e apresentando suas propostas para mudar o Rio Grande do Sul.