Luciana Genro

Meu nome é Gerson Rolim, tenho 51 anos, sou servidor público municipal de Porto Alegre e ativista do meio ambiente há mais de 20 anos. Venho novamente apresentar à população do Rio Grande do Sul minha candidatura ao cargo de deputado federal.

Em Brasília, quero propor projetos que tratem com seriedade a questão dos resíduos sólidos. A produção de resíduos não para de crescer em todo o planeta, algo que se não for bem gerenciado representa um enorme obstáculo para a melhora na qualidade de vida de todas e todos, especialmente os mais pobres.

A substituição dos lixões por aterros sanitários regulares foi a principal conquista da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada no Congresso em 2010 após 20 anos de discussão. No entanto, a sua aplicação ainda não é realidade em grande parte dos municípios. Como deputado, vou lutar para o cumprimento da lei e propor novas medidas.

A partir de incentivos na legislação brasileira é possível unir o cuidado ao meio ambiente à reciclagem e geração de receita, medidas que beneficiam especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade. Políticas que permitam mudança na ação de empresas, poder público e cidadãos somadas ao acesso a uma educação ambiental consistente formam a combinação certa para garantir o nosso futuro.

Mais reciclagem significa economia no uso de recursos naturais e mais renda para a população!