Luciana Genro

Biografia

Roberto Robaina tem 50 anos e atualmente é vereador de Porto Alegre. Formado em História, com mestrado e doutorado em Filosofia, é fundador e membro da Direção Nacional do PSOL.

Começou na militância socialista ainda na adolescência, no Movimento Estudantil do Julinho, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Em 1984, ainda na ditadura militar, liderou entre os estudantes as mobilizações pelas Diretas Já.

Foi diretor do Sindicato dos Bancários no início dos anos 1990. Foi dirigente do PT até Luciana Genro ser expulsa do partido em 2003. Junto com ela, participou da fundação do PSOL, em 2004.

Representou o PSOL como candidato a Governador em 2006 e em 2014. Em 2010 atingiu 31 mil votos para Deputado Estadual. Em 2012, teve a responsabilidade de representar o PSOL na disputa da Prefeitura de Porto Alegre. Naquele ano, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em 2016, elegeu-se vereador da Capital com 8.354 votos, estando entre os 10 parlamentares mais votados do Legislativo. Em pouco mais de um ano e meio de mandato, destacou-se pela atuação em defesa dos trabalhadores e na fiscalização do Executivo.