Luciana Genro

Robaina reafirma compromisso pela valorização da Defensoria Pública do Estado

24 de setembro de 2018 13h36

Foto: Vagner Benites, PSOL/divulgação

O mapa do Rio Grande do Sul apresentado na manhã desta segunda-feira (24) pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), Juliana Lavigne, apontou um quadro em que diversas comarcas do Interior estão sem a necessidade mínima de atendimento preenchida.

O funcionamento pleno da Defensoria Pública, tão essencial na orientação jurídica e defesa dos necessitados, deve ser uma prioridade para o governador do Estado. Foi esse compromisso que o candidato ao Piratini da coligação Independência e Luta para Mudar o Rio Grande, Roberto Robaina, reafirmou durante o café da manhã promovido pela associação.

“A Defensoria é um lugar que precisa se fortalecer para defender o interesse público. A Defensoria precisa ser defendida, por incrível que pareça”, afirmou.

Além das comarcas que não contam com o atendimento da Defensoria, Juliana também apontou os locais que hoje contam com atendimento mediante deslocamento, situação que está longe da ideal.

“Estamos na Assembleia Legislativa com projetos de criação de cargos para ter uma defensoria forte, atuante, dando essa assistência à população mais vulnerável, que cada vez mais precisa ser protegida”, disse a presidente da Associação.

Além da situação da Defensoria, Robaina apresentou propostas da coligação para as áreas de Finanças Públicas, Educação e Saúde.

“Nesta eleição, peço voto no 50 para fortalecer a perspectiva de luta de um partido que não está na Operação Lava Jato. Também estou convencido de que é preciso fortalecer, depois da eleição, a luta contra o fascismo, pela coerência na política e contra a corrupção”, destacou.

Ao final do encontro, Robaina ainda recebeu da Associação um documento que mostra as funções e um panorama da Defensoria Pública no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Assista ao vídeo completo da conversa:

Agora na ADPERGS: Café com o candidato Roberto Robaina (PSOL), que terá a oportunidade de expor suas propostas de administração do poder público e questões relacionadas à Defensoria Pública. Acompanhe a live! #DefensoriaSim #Eleicoes2018

Publicado por Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul em Segunda, 24 de setembro de 2018